Publicidade

Conteúdo Patrocinado

ACidade ON - Ribeirão Preto
  •  

Programa Viver Melhor reforma casas em Barretos

Operado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), obras têm previsão de início para abril


Foto: Divulgação: Prefeitura de Barretos
Foto: Divulgação: Prefeitura de Barretos
 

 

A Estância Turística de Barretos foi contemplada com o Programa Viver Melhor e terá 50 residências, do bairro Santana, reformadas. Operado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Governo do Estado de São Paulo, o Viver Melhor tem por objetivo aprimorar as condições de habitabilidade, salubridade, acessibilidade para famílias com renda de até cinco salários mínimos que residam em domicílios considerados inadequado.

As reformas incluem melhorias no telhado, nas instalações elétricas e hidráulicas, revestimento nas paredes, pintura, construção de banheiros, entre outros serviços que o imóvel necessitar.

O coordenador Humberto Schmidt explicou que o programa recebeu a demanda do município, que indicou três bairros, sendo selecionado o Santana. A partir desta determinação, a CDHU define as casas que receberão as melhorias e colocam as placas de identificação.

"A gente faz uma vistoria casa por casa e verificamos as necessidades", contou. 

Schmidt reforçou que o programa tem como objetivo tirar as moradias de uma condição precária para uma condição habitável, de qualidade e digna.

"Deixamos a casa em condições dignas. Não é luxo, mas fazemos a casa ficar boa para que a família passe a viver em um local adequado", completou.
Ainda segundo o coordenador, a reforma dos primeiros imóveis deve ter início no mês de abril.

Moradora da Travessa 2 de Abril há quase 30 anos, a dona de casa Hebe Endo contou que não teria condições de reformar sua residência por conta própria.

"Se fizessem só o reboco e o chão estava bom demais", comemorou. 

Dona Vera Lúcia Almeida, que vive no local há 50 anos, também comemorou a notícia.

"É um presentão, vai ser muito bom. Não gosto dessas casas com tudo caindo. Na cozinha, se demorar mais um pouco o azulejo vai cair na gente", contou.
Qualidade de vida

O programa objetiva melhorar as condições de habitabilidade, salubridade, acessibilidade e regularização fundiária para famílias com renda de até 5 salários mínimos que residam em domicílios considerados inadequados. O principal desafio do Viver Melhor é levar qualidade de vida e proteção às famílias mais carentes por meio de intervenções na estrutura física das moradias que afetam sua segurança e saúde. Os tipos de serviços a serem executados pelas equipes do programa, sem custo para as famílias, abrangem coberturas, alvenaria, revestimento, piso, pintura, instalações elétricas e hidráulicas, instalação de esquadrias, melhorias em acessos e áreas comuns do núcleo habitacional, reparos de drenagem, entre outros.

Para alcançar essa meta, o Viver Melhor irá solucionar problemas como cômodos sem ventilação, presença de umidade, paredes sem revestimento, ausência ou insuficiência de equipamentos hidráulicos e instalações elétricas, precariedade na conexão com redes de abastecimento de água e coleta de esgoto, acessos precários ao domicílio e vedações insuficientes.

Prefeitura da Estância Turística de Barretos

www.barretos.sp.gov.br
(17) 3612-2000

Mais notícias