Publicidade

Conteúdo Patrocinado

SEO Wagner Santos
  •  

As principais tendências de link building por Wagner Santos

Conheça as tendências de link building selecionadas e testadas pelo analista de SEO Wagner Santos


Imagem: Denayune - Freepik.com


As estratégias de SEO são inúmeras e as mais diferentes possíveis. Todas elas têm o foco na construção de uma identidade nas redes. Mais do que isso, de uma autoridade, ou seja, que demonstre saber exatamente como fazer algo. Por isso, nunca é demais usar e abusar dessas estratégias. 

Aqui te contaremos todas as tendências sobre uma delas: os links building. Tudo para você conseguir utilizar, da melhor maneira possível, esse recurso tão importante. 

O que e link building? 

Link building se trata de uma estratégia que pertence ao trabalho de SEO. O objetivo dessa prática é o de conquistar links de outros sites, chamados backlinks. Essa é uma maneira de construir a autoridade nas redes, além de ser uma ótima maneira de alcançar posição de destaque no Google. Isso principalmente no que se refere ao trabalho com palavras-chave. 

O termo em inglês pode confundir um pouco. Significa uma ideia de construção de links sem muito critério. Contudo, na vida de um sênior em SEO, absolutamente nada pode ser sem critério. Por isso, deve-se pensar a construção da autoridade a partir de uma linha de raciocínio. 

Em outras palavras, uma estratégia de sucesso faz com que a construção da autoridade aconteça naturalmente, ela vem justamente no momento em que a pessoa se preocupa menos em atrair as pessoas, porque, no fim das contas, o que mais ajuda é a produção de conteúdos de relevância na vida das pessoas.

Importância do Link building para SEO! 

Os links ajudam muito na ligação com uma grande rede de páginas, e isso acontece como uma mágica virtual. Basicamente tudo na internet é link, é por isso que são tão importantes, pois são eles que levam as pessoas para aqui e para lá, sem nem perceberem, é uma maneira de ser visto, marcar presença. 

A utilização dos links da maneira correta é uma das maiores práticas de um SEO, na medida em que consiste numa estratégia para se mostrar presente, ou seja, para ser encontrado sem grandes dificuldades, e isso significa começar atrair a atenção, tanto das pessoas, mas também dos algoritmos. 

Como analisar os backlinks? 

Um backlink é bom tanto quanto ele é discreto, em outras palavras, tanto quanto faz a coisa acontecer naturalmente, sem pressão. Outro ponto importante é a procedência desses links, precisam estar publicados em lugares de confiança, em sites de autoridade com um conteúdo parecido com o seu. 

Análise de concorrentes 

Nada melhor do que aprender com as falhas dos outros, Ou mesmo aprender com o que outros estão fazendo, por isso, uma boa estratégia é a de saber o que estão fazendo os concorrentes. 

Para poder acertar naquilo que estão errando, assim como melhorar aquilo que já está dando certo para eles, o importante que sempre há alguém fazendo a mesma coisa que você e precisa saber como está sendo. 

Como montar a sua estratégia de Link Building? 

Ainda que pareça um tanto desafiador, essa estratégia é muito importante. E é por essa razão que compensa pensar nela em todos os seus detalhes. As estatísticas apontam um crescimento de empresas que investem em iniciativas como essa nas redes. Por isso que um bom planejamento é fundamental.

Hoje em dia algumas técnicas já estão ultrapassadas nesse meio. Como é o caso de links quebrados e comentários em blogs, por exemplo. O que tem sido um grande avanço é a produção de conteúdo de valor. Em outras palavras, apresentar à sociedade um interesse por oferecer um benefício. Ao clicarem em um link, elas precisam encontrar algo que será de alguma maneira útil. 

Campanha de Link Building 

Uma campanha de link Building pode ser feita de maneira direcionada. Nesse caso é até melhor, já que a estratégia fica ainda mais personalizada. Pode ser, por exemplo, em vista do lançamento de algum produto. 

E isso se torna ainda mais positivo quando é feito para páginas importantes. Porém, sempre seja cauteloso e tenha cuidado no abuso desses links entre os sites, para não ser penalizado de alguma maneira. 

Conseguir de backlinks qualidade

Imagem: Denayune - Freepik.com
Imagem: Freepik.com


Para se conseguir backlinks de qualidade, alguns pontos são muito importantes, o primeiro deles é o conteúdo. Como dissemos, precisa criar empatia pela pessoa que está lendo, e isso significa que o seu conteúdo precisa ajudá-la de alguma forma, ser útil para ela. 

Em segundo lugar, promover o próprio conteúdo, e para isso se pode utilizar de diversas maneiras. A parceria, por exemplo, ou mesmo por meio de guest post na modalidade paga. 

Outreach da campanha 

Outreach no marketing se trata de uma estratégia de busca por pessoas que tenham interesse. Mais precisamente, é como tentar encontrar pessoas de interesses semelhantes às redes. Assim, se pode fazer parcerias para que ambos possam crescer om a colaboração de um e de outro. 

Automação para campanha 

A automação é de grande ajuda se o seu desejo for conseguir um maior alcance, fazendo menos esforço, ou seja, é a utilização de um software que faz toda a parte de gerenciamento dos processos de campanhas. Basicamente, significa gerenciar automaticamente uma campanha e acompanhá-la sem grandes esforços.

Menção de marca 

A menção de marca, como o próprio nome já diz, é quando alguém cita de alguma maneira a sua marca nas redes. E por que isso é tão importante? Justamente porque é até um meio de parceria, que em vários casos nem envolve dinheiro. 

Pense que a atitude de mencionar marcas na internet significa um grande grau de confiança, e quem vê, pensará exatamente isso, que se trata, portanto, de uma boa marca. 

Como monitorar as menções à marca 

Há um grande número de programas que podem ser utilizados para esse tipo de coisa. As redes sócias nos perfis das pessoas são o campo de atuação desse trabalho, pois, é aí que as marcas estão sendo mencionadas e compartilhadas, e ter esse tipo de informação faz toda a diferença quando o assunto é estratégias para o interesse das pessoas.

Monitorar marca com SEMrush 

Essa é uma opção para um monitoramento rápido e bem prático, o objetivo aqui é receber relatórios detalhados sobre as menções de marcas, ou seja, saber quem está citando para analisar qual o alcance que isso está tendo, essa configuração uma vez feita, basta inserir palavras-chave, ou mesmo nomes de pessoas importantes nesse ramo, depois, é só receber os relatórios, por e-mail, na frequência que desejar. 

Monitoramento de marca com Google Alerts 

Essa se trata de outra maneira de configurar. Inclusive, pode ser esta complementar à que vimos anteriormente, você pode configurar o Google para receber alerta a cada menção que se faz em qualquer lugar das redes à sua marca, tudo de uma maneira bem rápida e prática, basta acessar :https://www.google.com.br/alerts e preencher com aquilo que deseja monitorar, as palavras-chave. 

Outreach para menções de marca 

Essa é uma maneira de solicitação de link sobre as menções de marcas, e não há muito segredo nisso, basta utilizar da estratégia copy de texto, para poder se apresentar e agradecer pela menção da marca. O ponto principal é pedir se é possível fazer isso com uma menção ao link do site. Ou seja, uma ótima maneira de direcionar muitas pessoas ao site e com o menor investimento possível.

Automação para menções de marca 

Assim como se faz na automação de campanhas em todos os meses, é possível fazer isso no caso das menções. Pode-se ganhar tempo automatizando esse trabalho de enviar os e-mails, isso a partir, por exemplo, de um formulário para quem mencionou a marca, mas sem o link. 

Links perdidos e quebrados 

Você pode consultar o relatório de links quebrados por meio da SEMrush, precisando apenas de uma configuração para isso. Depois que tiver o conhecimento disso, pode muito bem-fazer contato para corrigir esse link quebrado, e isso com certeza será aceito, pois, se trata de uma correção de link quebrado, portanto, tem uma relação direta com a experiência de acessos de pessoas nesse site ou seja, bom para ambos. 

Como conquistar mais backlinks? 

Algumas iniciativas são muito vantajosas na conquista de backlinks, uma das melhores entre elas é a de guests posts. Você já ouviu falar nisso? 

Guest posts 

Guest post se trata de outra estratégia muito útil na construção de uma autoridade nas redes, trata-se da participação de um conteúdo seu no site de outra pessoa, portanto, quem escreve está como convidado nesse site, e isso, sem dúvidas, faz crescer o nome e gera interesse na internet, inclusive os próprios algoritmos se encarregam nesse caso de fazer a pessoa crescer. 

Diretórios ainda são úteis para conquistar links? 

Ainda que por causa de algumas práticas indevidas os diretórios ficaram chagados, não se deve menosprezá-los, em outras palavras, na estratégia de SEO eles são importantes sim, principalmente porque criam autoridade sobre o seu produto, além disso, cria também uma confiança, portanto, procure fazer uso dessa possibilidade de apresentação das informações mais úteis. 

Conclusão 

Como vimos, as estratégias de SEO são muitas, e todas utilizadas da maneira correta e em conjunto ajudam muito na construção de uma identidade de sucesso na internet, porém, a má utilização desses recursos pode levar a cair no esquecimento. 

É por isso que vale muito a pena colocar em prática periodicamente essas possibilidades de atuação, não se esqueça de também fazer o bom uso das palavras-chave, Elas levarão as pessoas até você de uma maneira mais fácil. 

Analista de SEO Wagner Santos 

- Fone: +55 62 993796115
- Contato: seowagnersantos@gmail.com
- Site: seowagnersantos.com.br

Mais notícias