Publicidade

Conteúdo Patrocinado

SEO Wagner Santos
  •  

Como crescer no Instagram: Confira 7 dicas para o sucesso

Descubra como crescer no Instagram com 7 dicas importantes que não podem faltar na sua estratégia de crescimento na rede social


Divulgação: Wagner Santos SEO
 

Elaboramos um guia prático com as 7 melhores dicas sobre como crescer no Instagram de forma prática e simples. Basta ler atentamente e seguir cada passo! 

Atualmente, o Instagram é uma das maiores redes sociais, ela conta com mais de 1 bilhão de usuários espalhados por todo o mundo. Com isso, as grandes marcas procuram cada vez mais investir em estratégias para aumentar a sua notoriedade e com isso atrair novos clientes. 

A partir daí surgem parcerias e patrocínios com influenciadores. Mas para isso, é preciso que o influencer possua uma boa quantidade de seguidores. 

Para crescer no Instagram é preciso conhecer as ferramentas e saber fazer uso delas. Além disso, elaborar uma estratégia de conteúdos que atraia cada vez mais novos seguidores. 

A importância do engajamento no Instagram 

Você sabia que o aumento do engajamento no Instagram é um dos principais fatores de sucesso na plataforma? Afinal, um perfil com uma boa taxa de engajamento atrai parcerias e gera mais oportunidades de negócios. 

Engajamento na verdade é uma maneira de mensurar as interações realizadas pelos seus seguidores e cada conteúdo do seu perfil. Isso inclui as curtidas, comentários, visualizações e outros dados. 

Sendo assim, essa é uma métrica muito importante, para que as contas entendam como anda o crescimento e o que precisa fazer para melhorar. 

Portanto, com essa ferramenta, é possível medir o interesse do público, a fim de usar esses dados para elaborar estratégias para obter melhores resultados. 

Mas é importante ter em mente que para que os seus seguidores interajam de alguma forma, eles precisam realmente estar interessados em seus conteúdos. 

Sendo assim, é importante que suas publicações estejam relacionadas com os interesses de seu público-alvo e que haja uma comunicação da melhor forma com sua Persona. 

Além disso, é bom lembrar que boa parte das pessoas utilizam as redes sociais para encontrar alguma forma de entreter ou se distrair. Assim, não é muito viável usar seu perfil apenas para anunciar seus produtos ou para fazer propaganda, por exemplo.

Como crescer no Instagram 

Não importa se você deseja aumentar a sua base de seguidores para se tornar um influencer profissional ou para vender mais, as nossas dicas podem te ajudar muito. 

1- Crie um perfil atraente e organizado 

Elabore um perfil que seja interessante para o seu público e ao mesmo tempo atraente. Lembre-se de que causar uma boa impressão é algo que pode determinar se a pessoa que acabou de conhecer seu trabalho vai te seguir ou não. 

Dessa forma, é importante que você compreenda os gostos dos seus seguidores e elabore um perfil no intuito de despertar a curiosidade. 

Vale lembrar que a BIO será a parte decisiva para convencer o seu potencial seguidor. Sendo assim, utilize sempre frases que possam resumir sobre você e o que você faz. 

Além disso, utilize links úteis para as suas principais redes sociais e blog, se possuir. Isso também vale para perfis de empresas e marcas. 

Se observamos os perfis mais seguidores no Instagram Brasil, percebemos que há artistas, jogadores, humoristas, cantores etc, mas todos possuem algo em comum: um perfil bem elaborado. 

2- Diversifique os conteúdos 

Diversificar os formatos e explorar novos conteúdos é uma excelente estratégia para crescer no Instagram e conquistar cada vez mais um público engajado. 

Além disso, você necessita elaborar publicações que atraiam a atenção do seu público-alvo e que sejam capazes de facilitar as interações. 

Essa dica vai além das fotos bonitas. É importante pensar em como informar e instruir seu público para que ele volte sempre.

3- Crie um cronograma 

Ter um cronograma de posts para o Instagram é uma técnica que pode fazer muita diferença. Afinal, ela é muito utilizada por empresas e por criadores de conteúdo, a fim de manter o perfil sempre atualizado. 

Com isso, será possível manter uma rotina organizada e evitar correrias desnecessárias em busca de ideias de conteúdo. 

Por exemplo, você pode organizar seu perfil do Instagram dividindo cada dia em um tópico específico. Assim, trará conteúdos que atendam aos interesses do público em geral,além de atrair novos usuários que possam se interessar pelo seu conteúdo. 

4- Utilize as hashtags para crescer no instagram 

As hashtags devem ser usadas nas postagens para ter um alcance maior. Quando usamos as Hashtags certas, quando alguém pesquisar por algum termo semelhante, poderá encontrar os conteúdos com mais facilidade. 

No entanto, não utilize Hastags aleatória, mas sim as que realmente tenham a ver com o seu conteúdo. 

Portanto, as postagens do Instagram se destacam quando se faz uso das hashtags certas. Afinal, essa técnica transforma as frases ou mesmo as palavras individuais em links que ajudam no alcance dos conteúdos. 

5- Tenha frequência nas postagens para crescer no Instagram 

Tente publicar pelo menos uma vez por dia e em horário estratégico. Tem pessoas que fazem muito mais que isso, mas o ideal é manter a mesma quantidade e qualidade dos conteúdos sempre. 

Publicar com frequência, além de aumentar o número de seguidores ajuda também a aumentar a sua autoridade e o reconhecimento da sua marca. 

No entanto, os conteúdos precisam ser direcionados para o seu público da melhor forma possível, incluindo toda a estratégia de marketing na plataforma. 

Vale lembrar que essa também é uma excelente dica para aumentar as vendas no Instagram. 

6- Publique sempre imagens com boa qualidade 

O Instagram é uma rede social que se baseia em conteúdo visual. Dessa maneira, é importante utilizar imagens que tenham boa qualidade. 

A primeira dica é que você tenha suas próprias imagens. Dessa forma, evite utilizar imagens disponíveis de bancos de imagens pela internet. 

É ideal adquirir alguns equipamentos básicos para que as fotos consigam resultados visuais surpreendentes. Uma boa câmera e iluminação ideal são itens indispensáveis nesse sentido. 

Além disso, diversifique os locais para tirar fotos e sempre que possível traga imagens intuitivas e de momentos de descontração. 

No entanto, é importante ficar atento pois o humor nas postagens funciona melhor se estiver bem alinhado com a realidade do seu perfil. 

7- Acompanhe o desenvolvimento através do Analytics 

É muito importante que você acompanhe o desenvolvimento do seu perfil através do Instagram Analytics. Essa é uma ferramenta que está presente no próprio app e permite medir seu desempenho. 

No entanto, será preciso ter um perfil comercial para acessar esta ferramenta. Mas se o seu ainda for pessoal, basta migrá-lo. O procedimento é bem fácil. 

Com ele, você poderá observar as principais métricas que te ajudarão a entender o que está dando certo e o que precisa melhorar. Afinal, a ferramenta disponibiliza informações importantes sobre as atividades do usuário em seu perfil. 

Com esses e outros dados, você terá uma visão melhor sobre o seu perfil, além de entender como o seu público está se comportando diante dos conteúdos. 

Sendo assim, ficará mais fácil elaborar estratégias mais assertivas com base nesses dados. 

Como criar um calendário de postagens no instagram? 

Sabemos que ganhar seguidores no Instagram é um dos principais desafios das pessoas que sonham com o sucesso na rede social. 

Porém, antes de qualquer coisa, pesquise bastante sobre os assuntos que serão base das suas publicações. Assim, você trará realmente informações valiosas para o seu público. 

Mas saiba que organizar a frequência das postagens é uma excelente estratégia que pode ajudar a crescer no Instagram rapidamente. 

Um calendário de postagens é como se fosse uma agenda onde serão organizadas quais os formatos das publicações, os temas que serão abordados, os dias da semana, horários das postagens e outros. 

Existem algumas ferramentas online que são úteis e podem ajudá-lo a criar um calendário de postagem. 

Podemos citar aqui o Google Calendar, um app onde é possível usar em seu smartphone Android ou iOS para criar uma rotina mais organizada. Também você poderá optar em criar uma planilha no Excel, se preferir. 

Com um calendário bem elaborado, você poderá planejar de forma antecipada os conteúdos mais relevantes e estratégicos para o crescimento do seu perfil no Instagram; 

Portanto, organizar todo o planejamento de postagens, funciona como um calendário que trará mais eficiência no processo de manutenção e crescimento na rede social.

Como ganhar seguidores no instagram? 

Conseguir mais seguidores no Instagram é o desejo de todos os criadores de conteúdos e das marcas que utilizam a rede social em suas estratégias. 

Porém, é importante saber que interagir com os seguidores, entender como a plataforma realmente funciona e postar em momentos estratégicos são passos que podem trazer ótimos resultados. 

Dessa forma, os seguidores que você adquirir realmente vão estar interessados no que você disponibiliza. Com isso, o seu perfil terá um maior engajamento. 

Mas além das dicas que passamos acima, preste atenção aos seguintes tópicos: 

- Capriche na sua biografia
- Crie conteúdos de alta qualidade
- Publique com mais frequência
- Interaja com os outros perfis
- Faça uso das hashtags de forma correta
- Publique mais conteúdos em vídeo
- Crie postagens e histórias interativas
- Invista em parcerias
- Teste novos tipos de conteúdos
- Crie tópicos divertidos
- Utilize bem as informações de rastreamento. 

Vale lembrar que, mesmo seguindo nossas dicas, você deverá ter paciência. Normalmente os resultados aparecem gradativamente e não do dia para a noite, como uma fórmula mágica. Então, seja persistente e faça tudo da melhor forma possível!

Mais notícias